Acompanhe-nos no Twitter!
Última Atualização:

Postagens populares

domingo, 27 de novembro de 2011

Facebook. Quem tá ganhando com isto.

Autor: Licio Morais

O crescimento nunca visto antes de um espaço virtual. Não é simplesmente uma mudança, é uma brutal mudança. Em 7 (sete) anos a rede social FACEBOOK chegou a 600 milhões de usuários. Se perguntarmos qual sua diferença das outras que lhe antecederam, a resposta tem sido, nenhuma. Quando buscamos as novidades que traz para os números exorbitantes, a resposta é a mesma imperceptível. Então qual é o fenômeno?

O que te atrai no FACEBOOK?

Não temos respostas muito importantes sobre este fenômeno, porém, podemos observar o que esta nova mania oferece para seus investidores. 

Realmente esta é a diferença. Nós não aderimos alguma coisa pelo que ela realmente é. Nós aderimos a coisas pelo que falam dela. O início do FACEBOOK diferente de outras redes começou em um espaço oportunista. Nas universidades, em um espaço onde as coisas estão em maior burbúrio. Adolescentes e jovens querendo saber de tudo, conhecer o outro e saber até o que está acontecendo em outros campus e universidades. Foi neste ambiente que surgu o FACEBOOK. E como se não bastasse a polêmica que envolveu seu próprio início como as brigas de "pátrio poder" que fez deles manchete de telejornais o que ajudaram promovê-la mais. O que na verdade facilitou para que os investidores pudessem se voltar para aquela possibilidade bilionária de ganhos. 

O FACEBOOK ten algo incrível que desde seu início em umsistema mais abragente de usuários, ele contou com grandes investimentos. E por conta disto a própria mídia tornou a rede mais atraenete para novos investimentos.

Como fazem nós pensarmos

Só para você ter idéia, o filme A REDE foi uma grande estratégia de marketing que aumentou quase 200 milhões o número de usuários da REDE.

Para os desapercebidos parece que tudo é natural. Não é verdade, só acontece se as empresas que querem ganhar dinheiro com você quiserem que esta oferta de serviço seja uma GRANDE REDE.

O mais importante é qual a finalidade deste empreendimento em relação a você. O que você significa neste universo de 600 milhões de pessoas. Em diversos idiomas, países e culturas. Como é possível um espaço de internet ser tão abrangente?

Algumas verdades. Só para pensar

Você já ouviu falar no documentário  "Trabalho interno"? Com indicação para os Oscar desafia-nos a pensar. Eu não vou contar o documentário para quem não viu, mas algumas coisas são realmente importantes lembrar. Algumas empresas especuladoras fizeram dos EUA o berço do maior caos da história financeira e uma das razões era a imagem o engano de fazer pessoas comprarem coisas sem ter dinheiro e fazer a população se individar sem ter uma garantia de poder pagar. O que tem "isto" com "aquilo", você pode ser perguntar?

Nós estamos passando boa parte de nosso tempo, mais importante, os jovens e adolescentes, em redes sociais que vendem imagem, propaganda, publicidade e pouca verdade. Como assim?

O que nós realmente estamos vendo é um mercado que promete coisas, joguinhos que nos dão a sensação de vantagens que nos predem ao nada. Achamos que pessoas nos "curtem", nos "seguem" e ainda colocamos elas em uma lista de amigos. Isto é normal?

Nos trancamos em nossos quartos e salas para falar com os outros, por meio de uma máquina. Damos informações pessoais e pedimos para que pessoas que nunca ouvimos falar nos aceite em seu ciclo de amizade. Não sabemos nem se são pessoas. Na verdade o que nós realmente queremos, é fazer parte de algo grande, que todos falam.

Voltando aquela pergunta: o que tem uma coisa a ver com a outra? Pense. Segundo especialista a tecnologia e internet serão o grande mercado de valores desta década, porém, também, acreditam os especialistas que o que aconteceu nos EUA irá acontecer em vários países, pois só para lembrar, os investidores que fizeram o maior caos da história americana, são os grandes investidores que compraram as ações, por exemplo, do FACEBOOK. O que isto significa? Significa que está claro a tendência destes investidores é se organozarem para manter a sociedade interterida com coisas tão fúteis, que nestas páginas de relacionamento eles te apontam, as têndencias de mercado, dirigem uma nação de mais de 700 milhões de pessoas para a ilusão virtual.

Algumas pessoas tem lidado com estes espaços virtuais como vício. Segundo algumas pesquisas este vício já está se tornando um problema pior que o próprio cigarro ou jogos.

Pense sobre isto, use as redes sociais com mais cuidado. Realmente use, e não permita simplesmente ser usado para fins alheios e de destrição da informção e da iniciativa humana. 

Há possibilidades de usar a internet gerando realmente resultados bons, produzindo situações reais, inclusive gerando renda, ao invés de ser apnenas absorventes de idéias alheias, que nos preocupamos em discriminar.

/marketing-na-internet-artigos/facebook-um-perigo-quem-esta-ganhando-com-isto-5144598.html

Perfil do Autor

Estudante de Psicologia, funcionario do Ministério da Saúde, há 20 anos. Dirigiu a instituição AMAI - Associação missionária Á gape Internacional, de 2005 a 2009. E dirigiu exclusivamente a Casa república desde 2003. Nossas atividades com serviços sociais são desde 1997 com atividades e serviços com prevenção e tratamento a dependentes químicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é parte deste material, então comente e participe.